Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Leitores do Site Miséria acreditam que Brasil passará por racionamento de energia elétrica ainda este ano
O vice-presidente Hamilton Mourão foi a primeira autoridade do governo federal a dizer publicamente que pode haver "algum racionamento".
Alan Clyverton
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na enquete da semana, o Site Miséria perguntou aos seus leitores se os mesmos acreditam que o Brasil passará por racionamento de energia elétrica ainda neste ano de 2021. O país passa por uma grave crise hídrica que afeta diretamente sua principal matriz energética: a hidrelétrica.

515 leitores votaram. Destes, 369 (72%) afirmaram acreditar que o Brasil passará sim por um racionamento de energia elétrica ainda em 2021. Já 146 (28%), acreditam que não.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no último dia 31 de agosto a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada “bandeira de escassez hídrica”. A taxa extra custa R$14,20 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) consumidos e entrou em vigor no último dia 1° de setembro, devendo permanecer vigente até abril de 2022.

Questionado sobre um possível racionamento compulsório de energia no Brasil, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou em entrevista à GloboNews, no último dia 2 de setembro, que não há como prever o futuro. Anteriormente, ele negava a possibilidade. O vice-presidente Hamilton Mourão foi a primeira autoridade do governo a dizer publicamente que pode haver “algum racionamento”.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade