
Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
Ao longo dos dez dias de Expocrato, cerca de 11 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas por catadores do triângulo Crajubar. A ação foi organizada pela Associação dos Catadores do Crato e contou com 60 profissionais cadastrados para recolher materiais como latinhas e garrafas de plástico.
Segundo Dona Ivone, tesoureira da Associação, a atuação dos catadores acontecia especialmente durante a noite, quando a movimentação costuma ser maior. “Saem de três carradas. Todo dia três carradas. Latinha, faz uma carrada só de latinha e a outra de plástico, de PET, as outras duas”, explica sobre o fluxo de resíduos recolhidos.
Todo material passará por triagem antes da venda. De acordo com Ivone, essa é a oportunidade que muitos catadores encontram para garantir o 13º salário. “É o mês em que a gente tira o nosso décimo terceiro, que aumenta mais a renda. Um dinheirinho bom pra gente”, diz.
Eles permaneceram no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante até esta segunda-feira (21), finalizando a coleta após o encerramento da programação que ocorreu no último domingo (20).
Assista a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram