Compartilhar
Em um ano, mais de 35 toneladas de lixo foram retiradas do sistema de esgotamento sanitário no Cariri
Em Juazeiro do Norte, foram removidas 28,65 toneladas de resíduos; em Barbalha, 5,28 toneladas; e em Missão Velha, 1,64 tonelada.
Rute Oliveira
Foto: Guto Vital

Segundo a Ambiental Ceará, entre julho de 2023 e julho de 2024, foram retiradas mais de 35 toneladas de resíduos sólidos das Estações de Tratamento de Esgoto e Elevatórias geridas pela empresa no Cariri. Entre os itens mais comuns encontrados nas remoções estão preservativos, absorventes, fraldas, tampas, sacolas plásticas, canudos, isopor, pedaços de madeira, papel, tufos de cabelo e restos de tecidos.

Além de prejudicar o tratamento dos efluentes, esses resíduos obstruem as tubulações, provocam extravasamentos e resultam no retorno do esgoto para as residências, escorrendo pelas ruas e contaminando o meio ambiente sem o devido tratamento.

 “Desde o início da operação aqui na Ambiental Ceará a gente vem quantificando e fazendo todo o trabalho de limpeza das redes coletoras de esgoto e também nas estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Então desde de julho de 2023, até julho de 2024 a gente removeu 35 toneladas de lixo aqui nas nossas Estações, esse é um volume muito elevado considerando que só Juazeiro representa 28,65 toneladas” afirmou André Ramos, coordenador de operações da Ambiental Ceará ao TV Miséria.

Confira os números:

  • Juazeiro do Norte: 28,65 toneladas
  • Barbalha: 5,28 toneladas
  • Missão Velha: 1,64 tonelada

Confira a entrevista na íntegra:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas