Foto: Reprodução
O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (19) a promoção de 384 praças e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A cerimônia de ascensão ocorreu na quadra esportiva da Universidade Federal do Cariri (Urca), em Crato, com a presença do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, representando a governadora Izolda Cela, e do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana.
Por meio da Lei das Promoções, que permitiu o fluxo contínuo das carreiras militares desde 2015, o Ceará já realizou mais de 28 mil ascensões. Durante o evento, foram promovidos 362 policiais militares e 22 bombeiros.
“Temos policiais militares aqui, que nessa janela de tempo, 2015 a 2022, estão sendo promovidos três vezes. Então esse é um marco, não só para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas para o sistema de segurança pública. Isso é uma mensagem de motivação, de valorização, de reconhecimento”, enfatizou o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.
Reforço na segurança
Essas diretrizes do Governo do Ceará possibilitam que a população do interior tenha cada vez mais acesso a serviços especializados, a exemplo da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A unidade especializada em motopatrulhamento, antes de 2015 estava presente apenas em Fortaleza e, hoje, em dezembro de 2022, tem 69 novas bases. Atualmente, o comando possui 2.882 policiais militares atuando com o auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas.
O Ceará também conta com 67 centrais de videomonitoramento, fora as câmeras instaladas em Fortaleza, que são monitoradas pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Atualmente, o Estado conta com 3.809 câmeras.

