Foto: Reprodução / Jardim.
Na última quinta-feira (31), mais de 500 professores (as) da rede municipal de ensino de Jardim participaram da II Jornada Pedagógica. Com o tema “O significado da equidade racial e sua importância para a sociedade”, a programação discutiu como o ambiente escolar pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos.
O evento, que reuniu docentes e autoridades políticas municipais, contou com palestras de Marília Falcioni, diretora executiva da Falcioni Consultoria, e da Dra. Cícera Nunes, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais da URCA.
De acordo com o Secretário de Educação, Antônio Neto, os educadores são um dos principais agentes da transformação social.“Em todos vocês eu confio! Confio inteiramente em entregar as nossas crianças, o trabalho do dia a dia, porque nós temos toda ciência do que transforma, de que quem faz a mudança são vocês, professores”, afirmou.
A jornada pedagógica é um período de planejamento e formação realizado pelas instituições de ensino, sejam elas municipais ou estaduais. É um momento onde os educadores se reúnem, discutem e planejam as atividades e estratégias que serão desenvolvidas ao longo do ano para aprimorar práticas educativas.
Segundo o município, “a jornada foi um marco, promovendo escuta ativa, troca de saberes e fortalecimento das ações pedagógicas com foco na diversidade e no respeito às identidades”.

