Manutenção tem como foco garantir bom funcionamento das tubulações. | Foto: Divulgação.
Cerca de 65 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas das redes de esgoto de Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Entre os materiais encontrados nas tubulações estavam areia, sacos plásticos e copos descartáveis. Os dados são resultado de ações de manutenção preventiva realizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Ambiental Ceará.
O trabalho vêm sendo realizado desde o final de 2025, e já chegou a mais de 60 km de rede nas três cidades. O objetivo da manutenção é garantir bom funcionamento das tubulações para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos durante o início da quadra chuvosa no estado.
Porém, a coordenadora de Planejamento, Monitoramento e Desempenho da Cagece, Juliana Filgueiras de Oliveira, ressalta a importância da parceria entre a população e o trabalho executado pela companhia, destacando a necessidade de os usuários evitarem o descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto.
“A colaboração dos usuários é fundamental: não descartar resíduos sólidos na rede, manter as caixas de gordura limpas e garantir o livre acesso às caixas de inspeção são medidas essenciais. Além disso, o lixo doméstico deve ser destinado à coleta pública, evitando o assoreamento das tubulações e danos aos equipamentos,” orienta.

Foto: Divulgação.
Além do descarte correto, outro ponto apresentado pelas equipes é a importância de conectar as casas à rede de esgotamento sanitário. “O essencial é que a população mantenha o bom uso da rede de esgoto, não descarte lixo na rede e efetue a separação das águas de chuva, encaminhando esse líquido para o sistema de drenagem urbana, e não para o esgoto”, explica André Ramos, coordenador de operações e serviços da Ambiental Ceará.
Equipamento especial
Segundo a companhia, as redes de maior diâmetro, a exemplo das de 500 mm, demandam atenção especial, devido à quantidade de materiais gerados por meio das atividades humanas e industriais que circulam nesses trechos. Nestes pontos, há o uso de caminhão Roots, equipamento que permite a remoção de resíduos e do óleo que, muitas vezes, fica incrustado nas paredes do sistema de esgoto.