Marina Silva, Minista do Meio Ambiente e Mundaça do Clima - Foto: Rogério Cassimiro/MMA.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima, será agraciada com o Título de ‘Doutora Honoris Causa’ da Universidade Regional do Cariri (URCA). A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário da URCA, na última sexta-feira (8), junto à concessão do título para as fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Verônica e Valéria Carvalho.
Aprovado por unanimidade, a honraria deverá ser entregue em outubro de 2025, quando a ministra terá agenda na região. De acordo com os proponentes, a homenagem destaca a atuação de Marina Silva na proteção ao meio ambiente e à Amazônia.
Na comissão de elaboração da apresentação estão as professoras Roseli Barbosa e Francisca Clara de Paula e o professor Francisco Cunha.
Histórico
Nascida em um seringal no Acre, a ministra é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Foi senadora pelo Acre entre 1995 e 2011 e candidata à presidência da República nas eleições de 2010, 2014 e 2018. Juntamente com Chico Mendes, ajudou a liderar o movimento sindical, elegendo-se para o seu primeiro cargo público, o de vereadora de Rio Branco, em 1988.
Marina Silva é reconhecida internacionalmente como uma das principais líderes e ativistas ambientais. Desde a juventude, quando trabalhou como seringueira, construiu uma trajetória em defesa da Amazônia, da biodiversidade e no enfrentamento das mudanças climáticas. A ministra coleciona diversos prêmios e reconhecimentos ao redor do mundo.

