Foto: Guto Vital
No próximo dia 4 de fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, em que dissemina informações sobre prevenção e controle da doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é estimado mais de 704 mil casos de câncer entre 2023 e 2025 no Brasil.
A equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta sexta-feira (2), no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com o médico mastologista, Alberto Callou, sobre as estatísticas.
Segundo o profissional, o câncer é um problema de saúde pública mundialmente, e é responsável pela segunda maior causa de morte do mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.
Adalberto destaca que o câncer é uma doença multifatorial, por mais que haja a questão genética, ainda há medidas que podem ser adotadas para evitar, como maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. Ele diz que 10% é ligado ao fator genético e os outros 90% ao estilo de vida.
O médico ainda salienta que é necessário fazer exames periódicos, pois o diagnóstico precoce é essencial na ampliação de cura.
Ele cita as atividades que a unidade hospital exerce em função da doença, como o “Conectados pela Cura”. A principal ação para este mês de fevereiro será o I Congresso de Oncologia que ocorrerá nos dias 22 e 23, com a presença de profissionais da área da oncologia.
Por fim, o mastologista dá dicas de como identificar os sinais de câncer de mama.
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:

