
Foto: Guto Vital
Na manhã desta sexta-feira (11), a equipe de reportagem do Site Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, para conversar com o médico infectologista Maurício Lopes sobre os sinais e sintomas da Leishmaniose. De acordo com o profissional, existe uma alta incidência da doença na região do Cariri, no entanto, é possível preveni-la a partir de ações que diminuam a infestação dos mosquitos transmissores, em ambientes rurais e urbanos.
Há dois tipos de Leishmaniose: visceral e tegumentar. Sobre os sintomas, o médico pontuou que na Leishmaniose Visceral, que afeta os órgãos internos, acontecem de forma crônica, em que a pessoa infectada pode apresentar perda de peso, febre irregular (que não tem um padrão de temperatura específico), e falta de apetite, que consequentemente podem causar sangramentos e infecções bacterianas.
Já na Leishmaniose Tegumentar, o profissional disse que a pessoa infectada apresenta úlceras na pele, que podem começar como uma pequena ferida.
Ainda de acordo com o infectologista, o exame para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral, atualmente, pode ser feito de maneira rápida e com método eficaz, por meio de coleta de sangue. No caso da identificação da Leishmaniose Tegumentar, na maioria das vezes, o diagnóstico é feito pela lesão na pele.
Sobre o tratamento, a doença é curável e as medicações são as mesmas, porém com dosagem diferente. Maurício alerta que quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido será a cura.
Veja esses e outros detalhes na entrevista completa: