Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Médico oncologista comenta aspectos do câncer de colorretal
A doença é a terceira mais comum no Brasil.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Além de outras campanhas na área da saúde, o mês de março é utilizado para conscientização a respeito do câncer de colorretal. Para apresentar informações sobre o assunto, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta terça-feira (26), no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com médico oncologista Samuel Lopes.

De acordo com o profissional, esse é segundo câncer mais comum no mundo, e em relação ao Brasil é o terceiro. Ele destaca que o maior número de diagnóstico é em homens, mas mulheres também podem adquirir.

É orientado que a população, tanto homens e mulheres, a partir dos 45 anos de idade, procurem especialistas, como gastroenterologista e proctologista, para realizar o exame adequado.

Samuel pontua que o câncer colorretal está relacionado a hábitos não saudáveis, como excesso do consumo de carne vermelha, álcool, tabagismo, sedentarismo, e o consumo de alimentos ultraprocessados. Logo, a prevenção é ter hábitos saudáveis, evitando esses costumes.

Sobre os sintomas, o médico destaca dores abdominais persistente, alteração do hábito intestinal, como constipação, diarreia e sangue nas fezes, de forma frequente. Mas ele destaca que é importante fazer exames rotineiros, pois a doença pode ser assintomática, sobretudo no início.

A doença tem cura quando descoberta precocemente, mas há tratamento. Samuel ainda falou como funciona o tratamento, entre outros detalhes.

Assista abaixo a entrevista completa:

 

 

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade