
Foto: Samuel Macedo
A Mestra Margarida do Guerreiro Santa Joana Darc, conhecida como Margá, faleceu nesta sexta-feira (7), aos 89 anos. A causa da morte não foi informada pela família.
O velório ocorrerá a partir das 17h desta sexta-feira (7) na Secretaria de Cultura (Secult), localizada na rua Antônio Valter Honorato Teles. A missa de corpo presente será neste sábado (8), às 15h, também na Secult, seguida do sepultamento no cemitério do Parque das Flores.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Secretaria Municipal de Cultura emitiram notas de pesar pelo falecimento da mestra. “Hoje, a cultura do Cariri veste luto, mas também celebra sua vida, certa de que cada canto, cada dança e cada riso de seu Guerreiro manterão viva sua memória”, diz a nota.
Alagoana, Mestra Margarida é filha de romeiros do Padre Cícero e fez de Juazeiro do Norte o palco de sua arte. Desde pequena, dançava sob o olhar de Mestre Amaro e Mestra Agada. Aos 15 anos, ela já mestrava seu próprio grupo, tornando-se pioneira ao formar o primeiro Guerreiro composto apenas por mulheres.