Compartilhar
publicidade
publicidade
Missão Velha recebe lançamento do Ciclo Natalino 2024 neste domingo (8)
Com o mote 'Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais' a Mostra homenageará Mestre Cícero Ribeiro, caririense considerado Tesouro Vivo do Ceará.
Bruna Santos
Caririense será destaque na edição 2024. Foto: Luiz-Alves

A cidade de Missão Velha receberá, no próximo domingo (8), o lançamento Ceará Ciclo Natalino 2024, que este ano tem como mote “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais”– em homenagem Mestre Cícero Ribeiro, caririense considerado Tesouro Vivo do Ceará. O evento acontecerá às 18h, no terreiro do Mestre Cícero Ribeiro, localizado no Centro de Missão Velha.

O ato de abertura contará com apresentação de algumas bandas cabaçais da Região do Cariri. Entre elas estão a São José, do Mestre Cícero Ribeiro; São Bento, do Mestre Antônio, e a Banda Cabaçal Santo Expedito, do Mestre Expedito Cabôco. Ainda, terá  o Reisado de Congo do Mestre Aldenir.

De acordo com Hildebrando Maciel, curador da Mostra, o momento será de celebrar o Mestre Cícero. “O Ceará Ciclo Natalino é um momento para celebrar o Mestre Cícero Ribeiro e a cultura tradicional popular natalina do Ceará, em uma região que tem um simbolismo cultural vivo, um lugar onde a cultura pulsa, portanto, esse momento não poderia ser em outro lugar, senão no terreiro do nosso Mestre homenageado, em Missão Velha, no Cariri”, explica.

 

Mestre Cícero Ribeiro de Menezes. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Guardião de uma herança cultural que ultrapassa gerações, Mestre Cícero Ribeiro é referência no repertório das bandas cabaçais e exímio pifeiro. Há 40 anos, lidera a Banda Cabaçal São José, com 198 anos de história familiar, fundada oficialmente em 1934. Em 2022, foi reconhecido como Tesouro Vivo do Ceará, por ser símbolo vivo das tradições cabaçais e um elo na preservação da rica herança cultural do Ceará.

 

O Ciclo Natalino

O Ciclo Natalino 2024, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), contará com 14 Mostras Regionais distribuídas pelas macrorregiões do estado, como Cariri, Grande Fortaleza e Sertão de Sobral. Os projetos participantes foram selecionados pelo XIX Edital Ceará Ciclo Natalino.

Os grupos escolhidos de cada mostra se apresentarão na XVII Mostra Estadual, que ocorre nos dias 4 e 5 de janeiro de 2025, no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza, em celebração ao Dia de Reis.

Como uma política cultural necessária, o Ciclo Natalino busca ampliar e fortalecer as ações voltadas ao patrimônio imaterial no Ceará, promovendo o reconhecimento, a valorização e a difusão dos saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense”, destaca a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A iniciativa promove e preserva tradições natalinas cearenses, como reisados, lapinhas vivas e presépios, além de valorizar grupos de projeção folclórica e culturas camponesas.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria