Compartilhar
publicidade
publicidade
Moradores do Distrito de Cuncas, em Barro, cobram solução para falta de água após danos causados por obras de pavimentação
Moradores relatam que, desde o início das obras de pavimentação asfáltica na localidade, as encanações foram danificadas pela empresa responsável pelo serviço e, até o momento, não foram reparadas.
Bruna Santos
Foto: Reprodução.

Os moradores do Distrito de Cuncas, em Barro, enfrentam há anos dificuldades no abastecimento de água, e segundo os moradores, desde o início das obras de pavimentação asfáltica na localidade, que iniciaram há cerca de três anos, os problemas se intensificaram. De acordo com os relatos, as encanações foram danificadas pela empresa responsável pelo serviço, comprometendo o fornecimento de água potável. Até o momento, a estrutura não foi reparada.

Em algumas áreas, a água leva de duas a três semanas para chegar às residências. Conforme os moradores, mesmo com o apoio do carro-pipa, a quantidade distribuída é insuficiente para encher as cisternas. “O mais revoltante é que a própria população foi responsável por instalar as encanações, sem qualquer apoio de órgãos públicos. Não houve assistência técnica nem manutenção adequada. A comunidade se organizou de forma improvisada para tentar solucionar o problema, mas as tubulações não são adequadas e não possuem estrutura suficiente para levar água a todas as casas”, relatou Cosma Amanda ao Portal Miséria.

Nas casas, parte da improvisação é feita com o uso de mangueiras de borracha, já que os canos da rede principal foram destruídos durante as obras. “Fizemos abaixo-assinado e tudo, mas nada resolveu”, explica Cosma.

Uma ordem de serviço datada de 3 de outubro de 2024, emitida pela antiga gestão municipal, estabelecia que a empresa BF Empreendimentos LTDA deveria iniciar a manutenção e operação dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais no prazo de 180 dias. “Porém, já se passaram os 180 dias, e outro ponto é que nesse documento não cita o distrito de Cuncas, e sim ‘comunidades rurais’”, destaca Amanda.

Segundo os moradores, outra dificuldade é a falta de resposta efetiva dos órgãos responsáveis.Além disso, quando falamos com os responsáveis pelo carro-pipa, eles falam assim: ‘um conselho de amigo, lavem nos rios para economizar água’. Essa foi a palavra de um dos órgãos responsáveis. Outra fala foi: ‘vocês gastam muita água, têm que economizar, pois não iremos colocar mais’. Essa é uma das humilhações que passamos”, comenta a moradora.

Em nota ao Portal Miséria, a Prefeitura de Barro afirmou que a gestão anterior não adotou as providências necessárias, o que resultou na continuidade do problema.

Embora o dano não tenha ocorrido durante a atual administração, a gestão do prefeito George Feitosa tem buscado solucionar definitivamente a questão. Para isso, foi garantida, junto ao Governo Federal, uma emenda no valor de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais), destinada à recuperação e modernização do sistema de abastecimento de água do Distrito de Cuncas”, diz trecho da nota.

A expectativa é que a obra seja iniciada assim que forem concluídos os trâmites e repasses por parte do Governo Federal.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria