Obras de duplicação do Anel Viário do Cariri (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)
Nesta quarta-feira (1º) o repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital entrevistaram moradores do bairro Frei Damião que se consideram prejudicados e relativamente “ilhados” pelas obras de duplicação do Anel Viário do Cariri. De acordo com os moradores, parte da população da localidade não poderá acessar equipamentos essenciais de educação, saúde e transporte.
Assista às entrevistas na íntegra:
A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) enviou ao Site Miséria uma nota de esclarecimento referente às obras em questão.
Leia na íntegra:
“A Superintendência de Obras Pública (SOP) informa que a duplicação do Anel Viário do Cariri, referente ao Contorno de Juazeiro do Norte – que vai do entroncamento da CE-292 (Crato) ao da CE-060 (Barbalha), tem por objetivo fazer com que os veículos de carga pesada passem a trafegar nesta rodovia, desafogando as principais vias da região. Os 6,84 km desta etapa possuem três rotatórias e um viaduto, em conformidade com o planejamento para retornos e acessos seguros considerando tráfego e velocidade de caminhões.
O intervalo de disposição das rotatórias é o menor possível, dentro dos estudos de tráfego e segurança viária do trecho.
A SOP ressalta que a sinalização definitiva de uma nova rodovia é implantada quando a construção do trecho é concluída. O respeito à sinalização e ao ordenamento do trânsito são fundamentais para a segurança de todos.
Outras duas etapas, somando três trechos, já foram entregues pela Secretaria das Cidades. O trecho 1 contemplou 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho; o trecho 2, com 2,8 km de extensão, e o trecho 3, com 2,36 km, ligam a ponte sobre o Rio Salgadinho à rua Beatriz Gondim Santana e seguem até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para o Crato. Essas etapas totalizam 8,56 km de via pavimentada, com dois viadutos, além de canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical.
O trecho 5, com 6,8 km, deve começar as obras em breve. Estão em andamento os procedimentos de contratação e ordem de serviço.”

