Foto: Reprodução
Moradores da cidade de Araripe, no Cariri, utilizaram as redes sociais para protestar contra a retirada do calçamento em frente ao casarão centenário da família Salatiel. Vídeos que circulam na internet mostram máquinas arrancando a pavimentação em paralelepípedo granítico, instalada há mais de 60 anos.
“O pouco que temos de patrimônio histórico está acabando. Um calçamento que existe há mais de seis décadas e nunca teve problema nenhum, só precisava de uma pequena restauração, o que os nossos antecessores fizeram e fizeram bem-feito está acabando”, lamenta a professora Olga Loiola.
Ainda de acordo com ela, um grupo de moradores tentou barrar a intervenção da prefeitura. Para isso, foram realizadas audiências públicas na Câmara de Vereadores para alertar sobre os prejuízos que o projeto poderia trazer ao patrimônio histórico do município.
“Fomos à Câmara por várias vezes antes de começar, provocamos uma audiência pública, convidamos a sociedade, que por sinal estava presente muitas pessoas, como também o secretário de Meio Ambiente e outros funcionários. Pensamos que por aí ia parar [o projeto], que ele [prefeito] ia usar da consciência, se é que tem”, relata.
“Como filha do Araripe e conhecedora da sua história, estou indignada, revoltada e muito triste com o que estou presenciando no lugar que nasci, cresci e vivo. A preocupação maior é o que vamos deixar da nossa história para as futuras gerações”, acrescenta a moradora.
A Prefeitura de Araripe ainda não se manifestou sobre os protestos dos moradores contrários à retirada do calçamento. Em caso de resposta, esta matéria será atualizada.

