Foto: Guto Vital
Lama, falta de segurança e pouca infraestrutura são algumas das reclamações dos moradores do bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. Na manhã desta terça-feira (10), a equipe de reportagem audiovisual do Site Miséria esteve no local.
Na rua Ezequiel Ferreira Almeida, os moradores relatam que o matagal e a falta de iluminação causam insegurança na população, porque já viram pessoas escondidas no local. De acordo com Maria do Socorro, residente do entorno, a situação causa muito medo.
Além da falta de segurança, Maria conta que a lama presente nas ruas atrai uma grande quantidade de mosquitos e que causa dificuldades na hora de dormir.
Val, dono de um quiosque na localidade, contou que entulhos também estão sendo jogados no trecho, e ressaltou a necessidade de medidas como limpeza e iluminação por parte do poder público.
Assista:
A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a prefeitura de Juazeiro do Norte. Em nota, a assessoria da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) afirmou que “as questões de esgotamento sanitário não são executadas de modo exclusivo pela municipalidade, cabendo em parte significativa à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Acresce-se que a entidade em destaque já definiu plano de ação que buscará universalizar o acesso ao esgoto na cidade até o ano de 2033. Naquilo que compete à pasta, é imprescindível dizer que há o comprometimento de agir para que essas questões sejam sanadas o quanto antes, sempre considerando as possibilidades do município. A gestão busca ampliar o volume de recursos disponível para investimento, para assim enveredar por ações de macrodrenagem e intervenções amplas de infraestrutura urbana. No que tange à iluminação pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) detalha que existem equipes de manutenção atuando de modo cotidiano. Portanto, brevemente serão destacados agentes para averiguar o quadro do local, e encaminhar as soluções necessárias. Salientamos que a população pode apontar problemas na rede a qualquer momento, por meio 0800 006 1636, ou pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada’.”

