O número de motocicletas e motonetas no Crajubar equivale a uma para cada quatro moradores - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil.
As motocicletas são o principal meio de transporte utilizado por trabalhadores nas cidades que formam o Triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), na região do Cariri. Dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que, em Juazeiro do Norte, 43% dos trabalhadores utilizam motocicleta para chegar ao trabalho. No Crato, o percentual é de 36,3%, e em Barbalha, de 37,6%.
O automóvel aparece como o segundo mais utilizado nos três municípios. Já o terceiro também é o mesmo nas três cidades: a pé. Em Juazeiro do Norte 19,4% das pessoas que vão trabalhar se deslocam a pé. No Crato e em Barbalha os percentuais, respectivamente, são de 24,3 % e 23%. O quarto lugar no deslocamento no Crajubar é ocupado pelo ônibus. Em quinto, a bicicleta e em sétima posição, trem ou metrô.
Os dados consideram pessoas acima de 10 anos de idade, ocupadas na semana de referência, que, no trabalho principal, trabalhavam fora do domicílio, por meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho. Os resultados são preliminares e foram estimados a partir de áreas de ponderação amostrais.
Outros cenários
Segundo o Censo Demográfico, à nível nacional o meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país.
Destaca-se que, no Ceará, a motocicleta é o meio de transporte mais utilizado para se chegar ao trabalho (31,5%). Em segundo lugar, vem a modalidade a pé (20.1%) e, em terceiro, o automóvel (19,3%).
Leia também
2 em cada 5 trabalhadores do Crajubar chegam ao trabalho em até meia hora

