Foto: Guto Vital/Agência Miséria
O programa “O Sistema de Justiça vai à Escola” iniciará as atividades de 2024 em Juazeiro do Norte, com a 9ª edição do evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Com objetivo de desmistificar as atividades dos órgãos de justiça na sociedade, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a partir desta sexta-feira (22), a partir das 7h30, inicia as atividades do O programa “O Sistema de Justiça vai à Escola” em Juazeiro do Norte.
Essa será a 9ª edição do evento. Neste ano, a Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Amália Xavier, localizada no bairro Santa Tereza, foi a escolhida para realizar esse debate entre representantes do sistema de Justiça e os estudantes.
Além de apresentar as atividades realizadas pelos órgãos de justiça, o programa visa despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres. De acordo com o MP do estado, serão apresentadas as funções dos operadores do Direito, utilizando como exemplos o juiz, o promotor de Justiça, o defensor público e suas missões legais no combate à violência e na garantia de direitos da sociedade.
Na ocasião, estudantes e integrantes do sistema de Justiça também irão debater sobre temas como armas de fogo, drogas, preconceito, tolerância, bullying e assédio sexual.
Segundo o MPCE, os casos de violência nas unidades de ensino motivaram a realização do evento na Região Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Serão apresentados aos alunos mecanismos para romper com ciclos de violência no âmbito educacional. Os professores também serão orientados sobre medidas a serem adotadas ao se depararem com suspeitas ou casos de violência na escola.

