Foto: Reprodução/Max Greyson
Um vídeo registrado no município de Canindé, no último domingo (14), flagrou uma mulher arrancando ladrilhos da base da estátua de São Francisco das Chagas, um dos principais pontos turísticos e de devoção religiosa do Ceará. O caso ocorreu apenas dois dias após a inauguração da primeira etapa do Complexo Comercial e da revitalização do entorno do monumento — um espaço destinado ao comércio turístico e à gastronomia local.
De acordo com a Área Pastoral São Pedro, da Paróquia São Francisco das Chagas, é comum que devotos levem para casa ladrilhos que se desprendem naturalmente da estátua com o desgaste do tempo. Muitos acreditam que as peças, quando utilizadas em chás, possuem propriedades curativas.
No entanto, a prática tem se intensificado de forma irregular, com pessoas arrancando os ladrilhos à força, utilizando chaves, facas e outros objetos cortantes. O influenciador Max Greyson, que registrou a cena, criticou a atitude em vídeo publicado nas redes sociais: “Ao agir assim, não estão apenas levando um pedaço de ladrilho: estão degradando o patrimônio, ferindo a história e a espiritualidade de milhares que ali depositam sua fé”, afirmou.
Nota da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Canindé repudiou o ocorrido e reforçou o compromisso em manter o espaço preservado: “A administração reforça que preservar a imagem de São Francisco é responsabilidade de todos. Demonstrar fé também significa cuidar, respeitar e proteger um patrimônio que pertence não apenas a Canindé, mas a todos os devotos do Nordeste e do Brasil”, diz o comunicado.
A gestão também informou que já vem realizando investimentos em infraestrutura, iluminação, jardinagem e segurança, além de desenvolver um projeto de proteção controlada do monumento, com o objetivo de preservar sua integridade sem comprometer o acesso dos devotos.

Foto: Ascom/SOP
O monumento
A estátua de São Francisco das Chagas, uma das principais atrações turísticas do Ceará, está localizada no Alto do Moinho, em Canindé. Esculpida em 2005 pelo artista cearense Deoclécio Soares Diniz, conhecido como “Seu Bibi”, a obra mede 31,25 metros de altura — cinco metros a mais que a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O monumento conta ainda com uma escadaria de 125 degraus que leva a um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Além de seu valor cultural e religioso, o ponto turístico representa uma importante parte da economia do município. A Romaria de São Francisco das Chagas, realizada anualmente, é considerada a maior romaria franciscana das Américas. Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, o evento atrai cerca de um milhão de fiéis ao Santuário, que visitam o local entre 24 de setembro e 4 de outubro.
Ver essa foto no Instagram

