
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Representantes de 16 municípios do Cariri participaram, em Juazeiro do Norte, de um encontro promovido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) com foco na criação e fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa com deficiência. A ação faz parte de um esforço regional para ampliar estimular a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão.
Segundo o promotor de justiça Flávio Corte, “uma das maiores dificuldades, às vezes, é encontrar pessoas que realmente se engajem com a causa e que, além das suas atribuições normais do dia a dia, venham a se dedicar a um conselho”. Os conselheiros não são remunerados e que a atuação é democrática, com representantes da sociedade civil e do poder público.
O encontro em Juazeiro do Norte é parte de uma mobilização estadual mais ampla. De acordo com o promotor Hugo Porto, o MP está realizando nove encontros em diferentes regiões do Ceará para impulsionar a criação de conselhos em todos os 184 municípios. Hoje, apenas 51 cidades contam com essa estrutura.
“Precisamos criar uma rede de apoio, uma espécie de SUS, um sistema único que une os conselhos, permite que um aprenda com o outro, que um consiga ser apoio do outro, se conecte com o Conselho estadual, conecte com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência”, defendeu Hugo Porto, em entrevista à TV Miséria.
Assista:
Ver essa foto no Instagram