Compartilhar
Museu Histórico do Crato deve ser reaberto em março; acervo contará com peças arqueológicas e paleontológicas
Representantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Museu Histórico do Crato se reuniram na última semana para debater sobre o acervo a ser apresentado no espaço.
Bruna Santos
Fachada do museu histórico do Crato em reforma.
Foto: Ascom/ Crato.

Após mais de uma década fechado, o Museu Histórico do Crato deve ser reaberto ao público em março, de acordo com previsão da Secretaria de Cultura do município. A conclusão dos trabalhos do prédio, onde funcionavam o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e o Museu de Artes Vicente Leite, está prevista para o final de fevereiro.

Na última semana, representantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Museu Histórico do Crato se reuniram para debater sobre o acervo a ser apresentado no espaço. A expectativa é que parte dele seja composto por peças arqueológicas e paleontológicas que ajudem a narrar a história da Bacia do Araripe.

A curadoria do Museu de Artes Vicente Leite, que funcionará no primeiro andar do prédio, será assinada por Dodora Guimarães. Até março, deverão ser avaliadas peças como machadinhas e urnas funerárias para compor o equipamento. O material é parte integrante do território do Geopark Araripe, que possui reconhecimento internacional da Unesco.

Parceria

A URCA deve firmar convênio com a Prefeitura do Crato para, além do suporte na organização do acervo, viabilizar dentro do Museu Histórico estágios curriculares com bolsas de estudo para estudantes de cursos como Artes Visuais e História.

LEIA TAMBÉM |Alece aprova prorrogação dos contratos temporários de professores da URCA até junho de 2026

Sobre

O projeto de recuperação do prédio é orçado em R$ 1,3 milhão e contempla a construção de uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência. O equipamento fica ao lado da Praça da Sé, uma das mais movimentadas do município, que costuma reunir pessoas de todas as idades aos finais de tarde e em dias de descanso. O espaço já foi sede da Câmara de Vereadores e também abrigou a antiga Cadeia Pública.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas