Compartilhar
publicidade
publicidade
UFCA e IFCE realizarão transmissão ao vivo do eclipse solar anular; imagens serão retransmitidas pela Nasa
O Cariri será contemplado com visão privilegiada do fenômeno, sendo possível ver da região o 'anel de fogo'.
Rogério Brito
Foto: REUTERS/ Juan Jose Gonzalez Galaz

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizam neste sábado (14) a transmissão ao vivo do eclipse solar anular. As imagens captadas pelas duas instituições serão encaminhadas em tempo real para a Nasa, que retransmitirá o fenômeno para o restante do mundo.

“A região do mundo onde será vista é no Cariri. Nós conseguimos com o Observatório Nacional um canal de transmissão da Nasa. A Nasa precisa dessas imagens porque lá do outro lado do mundo não vão ver o eclipse. Então, vai ser do Cariri para o mundo a transmissão”, explicou o pesquisador em entrevista à rádio CBN Cariri.

O Cariri será contemplado com visão privilegiada do fenômeno. Da região, será possível ver o anel de fogo, quando a Lua cobre o centro do sol, deixando passar apenas um fino brilho ao redor de suas bordas. Cerca de oito mil óculos próprios para observar o fenômeno estão sendo distribuídos pela Organização Educacional Farias Brito.

As imagens serão transmitidas ao vivo pelos canais da UFCA e da NASA. O último eclipse solar anular como este ocorreu em 1995. O próximo só poderá ser observado novamente daqui há 44 anos, em 2067.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria