Foto: Reprodução/ Youtube
A ministra Margareth Menezes (Cultura) lançou nesta quinta-feira (7), no Crato, o Programa Kariri Criativo (PKC), que será colocado em prática pela pasta ainda neste mês. O projeto contempla sete municípios da região: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Farias Brito e Santana do Cariri.
De acordo com o Ministério da Cultura, o programa tem como objetivo alinhar políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas à economia criativa, por meio da criação de uma agenda federativa que fortaleça a produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais no Cariri.
O PKC será o primeiro projeto-piloto da Política Nacional de Economia Criativa (Brasil Criativo), testando um modelo de desenvolvimento territorial sustentável com base na cultura e na criatividade, que poderá ser replicado em outras regiões do país.
“Quando desenvolvemos políticas como o Kariri Criativo, possibilitamos que os trabalhadores da cultura dos municípios que fazem parte da região impulsionem suas produções, gerando cada vez mais renda e desenvolvimento econômico”, afirmou a ministra.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e da secretária estadual da Cultura, Luísa Cela. Na ocasião, também foi apresentado o programa Rouanet Nordeste, que prevê um investimento de R$ 40 milhões em ações voltadas à nacionalização e democratização dos recursos no setor produtivo cultural.

