Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Noivas de Santo Antônio: casamento coletivo acontece no dia 9 de junho
O casamento coletivo faz parte do calendário oficial da Festa do Padroeiro de Barbalha desde 2017
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital

O tradicional casamento coletivo das 15 noivas de Santo Antônio já tem data marcada. No próximo dia 9 de junho, os 15 casais trocarão alianças na Igreja Matriz de Santo Antônio em Barbalha, a partir das 16h. A iniciativa, que mescla aspectos sociais, culturais e religiosos, faz parte do calendário oficial da Festa do Padroeiro de Barbalha desde 2017.

De acordo com Lucia Maciel, uma das coordenadoras do projeto, os 15 casais foram definidos por meio de um edital. Um dos principais critérios de seleção é comprovar que o casal possui uma situação econômica que os impede de realizar um casamento oficial. Após a seleção, os casais passam por reuniões, ensaios fotográficos, provas de roupas e uma cerimônia civil obrigatória, antes do casamento religioso.

Para esse ano, a novidade ficou por conta da produção dos buquês. De acordo com Lucia Maciel, as peças foram produzidas pelas próprias noivas. “As peças foram produzidas pelas próprias noivas, a partir de oficinais de arranjos florais, promovida pela CeArt [Central de Artesanato do Ceará]. Os buquês foram confeccionados a partir de flores vegetais, com a fibra da bananeira e a palha do milho“, explicou.

O cortejo das noivas está previsto para ocorrer, a partir das 15h,  com saída da Igreja do Rosário até a Igreja Matriz. Os casais serão conduzidos em carros antigos, ao som das tradicionais bandas cabaçais, reisados e bandas de música. A Celebração Matrimonial ocorre às 16h; e, a Recepção, será na Escola dos Saberes de Barbalha, às 18h.

Confira a entrevista completa:

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade