Compartilhar
publicidade
publicidade
Prefeito de Nova Olinda defende construção de barragem para aproveitar águas do CAC
Léo Brito destacou que a prefeitura já iniciou diálogos com o governo do Estado para viabilizar, em uma segunda fase, a elaboração de um projeto de barragem no município.
Rogério Brito
Obra do Cinturão das Águas do Ceará
Obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) - Foto: Reprodução/ Cogerh

O prefeito de Nova Olinda, Léo Brito (PT), defendeu na última terça-feira (23) a construção de uma barragem como forma de garantir o aproveitamento das águas do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), cuja conclusão está prevista para 2026.

De acordo com o gestor, na fase atual do projeto o CAC deve desaguar no leito do rio Cariús, em Nova Olinda, seguindo o curso natural do rio por Farias Brito e outros municípios. No entanto, Brito avalia que é preciso pensar além dessa etapa. Segundo ele, apenas a chegada da água não é suficiente para assegurar segurança hídrica e desenvolvimento agrícola para a região.

“Nós temos que planejar a cidade de Nova Olinda e o Cariri para o futuro”, disse em entrevista ao Miséria/M1.

O prefeito destacou que a prefeitura já iniciou diálogos com o governo do Estado para viabilizar, em uma segunda fase, a elaboração de um projeto de barragem no município. Ele reconheceu que se trata de um projeto complexo, de alto custo e que não deve sair do papel no curto prazo. A prioridade, segundo ele, é a conclusão do Cinturão das Águas até o fim de 2026. Após essa etapa, o município pretende buscar parcerias para viabilizar a obra.

“É algo para o futuro, uma segunda fase. Mas alguém precisa começar hoje a levantar essa bandeira. […] Nova Olinda é uma cidade com muitos agricultores. A barragem permitiria oferta regular de água, possibilitando plantio, colheita e criação de animais durante todo o ano”, afirmou o prefeito.

Assista a entrevista:

Leia também:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria