Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Novembro Azul: Por que é importante fazer o exame de próstata?
De acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), até o dia 04 de outubro de 2021, a região do Cariri registrou 109 mortes por Neoplasia Maligna da Próstata
Yanne Vieira
Foto: Marijana/Pixabay

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados, somente no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. O Instituto ainda afirma que um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

O médico urologista Thiago Coutinho, explicou à nossa equipe de reportagem que “o câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades e multiplicação descontrolada e que, pessoas com pai e irmão com câncer de próstata tem chance 2-3x maior do que quem não tem.”

O diagnóstico do câncer é feito em duas etapas, o médico Thiago Coutinho, explica que “após ser realizado o exame do psa [Antígeno Prostático Específico] e o toque retal se suspeita do câncer de próstata. O diagnóstico é confirmado através da biópsia de próstata guiada por ultrassonografia.”

De acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), até o dia 04 de outubro de 2021, a região do Cariri registrou 109 mortes por Neoplasia Maligna da Próstata, mais conhecida como câncer. Por isso a necessidade dos cuidados na realização do exame, de forma anual. 

O médico urologista Thales Coutinho explicou à nossa equipe de reportagem, que os pacientes  a partir dos 50 anos devem realizar os exames anualmente e que, “aqueles com fatores de risco necessitam realizar o exame mais cedo, a partir dos 45 anos.” Além da faixa etária, também existem hábitos que contribuem para maior incidência do câncer de próstata, os principais são a obesidade e o tabagismo, conclui o médico. 

O médico Thales Coutinho, ainda afirma que, “o exame é realizado na própria consulta, como parte do exame físico. O exame do toque retal é rápido e indolor”. Apesar dos vários tabus que impedem a realização do exame, o problema é de fato real e pode levar à morte.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade