Integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.
A semana da Black Friday é um dos períodos mais aguardados pelos consumidores para a compra de eletrodomésticos, cosméticos e outros itens com redução nos preços. Porém, também se torna um momento em que golpes se tornam mais frequentes.
Para orientar o público, o Portal Miséria/M1 conversou com integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte sobre medidas de prevenção e suporte caso o consumidor seja vítima, tanto no ambiente digital quanto no estabelecimentos presenciais.
De acordo com Carla, integrante da comissão, um dos primeiros cuidados é verificar a veracidade do desconto. “Cuidado mais ainda nas compras online, porque nesse período aumentam os sites falsos, os links que não são confiáveis, então a gente precisa utilizar os recursos que temos à disposição, buscadores de sites para a gente verificar se aquele site de fato é real, se ele tem uma segurança”, alerta.
Galdino, que também compõe a equipe, chama atenção para as propagandas enganosas. Segundo ele, é necessário observar se o preço anunciado condiz com a realidade do produto. Ele ainda orienta que o consumidor monitore previamente os valores dos itens de interesse.
“Uma orientação bem interessante, é que o consumidor antes desse período de Black Friday, observe a questão da sua necessidade, para assim, ele vir acompanhando o preço daquele produto, que seria o preço real, para quando chegar nesse período especial, que o comércio está aquecido, ele vê realmente que aquele preço é o preço que pode pagar no produto, com um desconto interessante em razão das ofertas do momento”, destacou.
Caso seja vítima de golpes, o consumidor pode acionar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público. Se a situação não for resolvida de forma administrativa, a demanda pode ser encaminhado à Justiça.

