Foto: Reprodução / Redes Sociais.
A obra literária ‘Os Interiores’, do escritor e roteirista caririense João Matias, romance que dialoga com a ficção climática e com as distopias contemporâneas, será lançada neste sábado (16), às 19h30, no Instituto Cultural do Cariri, localizado em frente ao portão da Expocrato, na cidade do Crato. A narrativa acompanha a trajetória de Tieta, viúva de um general legalista, que decide retornar às terras de sua infância para enfrentar contas pendentes com o passado.
De volta a sua cidade natal, Novas Brasília / Sertões Novo, a protagonista se depara com os “tortos” ou retirantes, expulsos de suas casas pelas crateras abertas pela erosão que avançam como uma vingança silenciosa da própria terra. “A ideia do romance surgiu entre os idos de 2020 e 2023. Inicialmente, a ideia central seria render uma homenagem a uma obra literária conhecida, a novela Candido, ou o Otimismo, de Voltaire. Depois, o romance se transformou em uma narrativa com viés político e histórico, com uma abordagem também um tanto ambiental sobre desastres climáticos”, conta João em entrevista ao Portal Miséria.
O processo criativo da obra durou mais de quatro anos, indo de 2020 até 2025. Durante esse tempo foi lido e reescrito. “Tive um auxílio grande do escritor carioca Sérgio Tavares e de amigos escritores, que leram e deram dicas sobre o processo de desenvolvimento do livro”, acrescentou o escritor, que também é professor da Universidade Regional do Cariri.
Com uma atmosfera densa, a proposta de Matias é construir uma narrativa em que o íntimo e o político se entrelaçam. Para ele, o deslocamento geográfico de Tieta é também um mergulho em seus próprios interiores, enquanto o país desmorona sob tensões militares e catástrofes ambientais. Em ‘Os Interiores’, o fim do mundo, que dentro do gênero é centrado em outras regiões do mundo, acontece no sertão nordestino.
Sobre o autor
João Matias nasceu em Juazeiro do Norte (CE). É escritor, roteirista e professor na Universidade Regional do Cariri. Autor dos livros de contos As Madrinhas da Rua do Sol (Caos & Letras, 2023) e Os Santos do Chão Bravo (Caos & Letras, 2022), entre outros, tem textos em antologias como Sábado (Clube do Conto da Paraíba), Casa Encantada (Arribaçã) e Enterre-os Bem Fundo (Triumphus). Assina roteiros para cinema e HQs, e é coautor do argumento do longa-metragem de horror O Nó do Diabo (2017), premiado no Brasil e no exterior. Os Interiores marca sua estreia no romance, após sólida trajetória como contista.

