Foto: Assessoria
A Associação Caririense de Luta contra AIDS, em parceria com o Metrô do Cariri e SESC Juazeiro do Norte, lançam, nesta terça-feira (22), a Parada da Prevenção na região do Cariri, que reforça os cuidados contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Simultaneamente a abordagem orientada, será realizada a distribuição de preservativos, a realização e retirada de autotestes de Imunodeficiência Humana (HIV) nas nove estações do metrô do Cariri, além da fixação de dispensadores de preservativos que passam a ofertar gratuitamente os insumos aos usuários do serviço. Para a campanha, foram disponibilizados 20.000 preservativos masculinos e femininos e folders que estarão disponíveis até o dia 28 de fevereiro.
Além do município de Juazeiro do Norte, Crato e Lavras da Mangabeira também recebem as ações, onde a associação tem sede e contam com o apoio da AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil) e da estratégia Viva Melhor Sabendo, do Ministério da Saúde e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa), a única região com aumento nos índices de Aids foi a do Cariri, cuja taxa de detecção passou de 2,1 para 10,3 a cada 100 mil habitantes, entre 2009 e 2020. Ainda segundo o mesmo boletim epidemiológico, 2021 foi encerrado com 92 casos de HIV e 30 casos de AIDS na superintendência do Cariri. No Ceará em 2021 foram 245 óbitos.

