Foto: URCA
Nesta quarta-feira (5), pesquisadores anunciaram a nova espécie de planta fóssil descoberta na região da Chapada do Araripe. O material tem cerca de 120 milhões de anos e recebeu a denominação científica de Arlenea delicata, em homenagem a professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva, do Departamento de Ciências Biológicas.
Os pesquisadores identificaram características semelhantes às da efedra, planta reconhecida por seu uso terapêutico e medicinal na China por milênios. O material foi apresentado no auditório do Geopark Araripe, em Crato.
A descoberta da planta fóssil da família Ephedraceae, descreve informações sobre a evolução das plantas gimnospermas e seu alcance geográfico no passado distante.
“Ela reforça a interconexão histórica entre a região da Chapada do Araripe e a China, revelando evidências de uma possível relação evolutiva entre as espécies de Ephedraceae encontradas em ambos os locais. A presença desse fóssil ressalta a importância de compreendermos a diversidade biológica da flora do passado”, afirma a professora Dra. Flaviana Lima, do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco.
O epíteto “delicata” foi escolhido para destacar os delicados ramos que sustentam as estruturas reprodutivas terminais dessa planta fóssil. Os exemplares fósseis utilizados nessa pesquisa estão sob a guarda do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

Foto: URCA
A pesquisa foi publicada no dia 30 de junho no periódico científico internacional Plant Diversity e resultou de uma colaboração entre pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Nanjing Forestry University, na China.
Durante o lançamento estiveram presentes estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas, do Laboratório de Paleontologia e pesquisadores da área. O coordenador do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, Professor Álamo Feitosa Saraiva, e a professora Arlene Pessoa, que participou de forma online.
A Professora Dra. Flaviana Lima, que também assina o artigo, ressaltou o merecimento da docente e entregou o quadro com a reprodução da espécie que homenageia a docente. Também assinam o artigo, Alita M. N. Ribeiro, Yong Yang, Álamo. F. Saraiva, Renan A. M. Bantim, João Calixto Junior.

