Compartilhar
publicidade
publicidade
Plano de arborização urbana no Crato avança com quase 500 árvores catalogadas
Para integrar o cadastro, cada árvore precisa ter pelo menos 1,5 metro de altura e três centímetros de diâmetro.
Rogério Brito
Foto: Prefeitura do Crato

Um plano arborização urbana executado no Crato segue em execução e já catalogou quase 500 árvores, além de registrar 284 pontos indicados para novos plantios. O projeto é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima e Universidade Regional do Cariri (Urca). O trabalho deve ser concluído em fevereiro do ano que vem.

Para integrar o cadastro, cada árvore precisa ter pelo menos 1,5 metro de altura e três centímetros de diâmetro. São coletados dados como altura, diâmetro e coordenadas geográficas. A etapa atual contempla a identificação, medição e contagem de árvores no Centro e nos bairros Seminário e Pimenta. Nessas áreas predominam espécies não nativas, como o Nim e os Ipês de jardim.

O plano tem como objetivo orientar o plantio de espécies adequadas ao clima e ao solo locais, evitando o uso de árvores invasoras. As novas mudas, cujas espécies estão sendo avaliadas, serão produzidas no Viveiro Municipal do Crato, referência no interior do Ceará.

O professor João Calixto, do Departamento de Ciências Biológicas, ressalta que o Crato possui características ambientais privilegiadas, com áreas de cerrado, caatinga arborizada e carrasco com espécies úmidas. Segundo ele, cerca de 81% da população vive em áreas urbanizadas, onde construções irregulares contribuem para a perda de qualidade de vida.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria