
Audiência pública aconteceu esta manhã no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro. (Foto: Reprodução)
O plano municipal de prevenção à violência em Juazeiro foi debatido durante audiência pública nesta terça-feira (20) no plenário da Câmara Municipal. Participaram do encontro o prefeito Gledson Bezerra, o assessor de Prevenção à Violência no Ceará, Avilton Júnior, vereadores, secretários e agentes de segurança. O plano advém de debates anteriores durante o Seminário de Prevenção à Violência promovido no mês de fevereiro em Juazeiro.
O prefeito externou sua preocupação com a questão da segurança pública e definiu o momento como de diálogo na esperança de ver sendo posto em prática tudo o que for aprovado. Gledson confessou ter se apresentado como parceiro nessa questão durante encontro com o governador Elmano de Freitas até disponibilizando a Guarda Civil Metropolitana (GCM) como instrumento no combate ao crime. Ressalvou que isso já vem sendo feito no dia a dia em auxílio às demais forças de segurança.
Nessa conversa disse ter trocado ideias sobre reforço tecnológico a exemplo de um videomonitoramento mais amplo em Juazeiro. Sobre o plano, o prefeito considerou a prevenção um fator de vital importância a partir da busca incessante por uma cultura de paz. Já o secretário de segurança pública, Claudio Luz, pontuou como a “construção de um instrumento legal” que passa pela integração de políticas públicas com a finalidade de prevenir o crime.
Ele defendeu pressa na deliberação sobre esse plano a fim de que seja inserido no Plano Plurianual do município. Trata de uma série de questões incluindo relações parentais, álcool e drogas, evasão e abandono escolar, oportunidades de emprego e renda, gravidez precoce e outros. Após abertura da audiência pública, foi formada ampla mesa reunindo técnicos dos governos estadual e municipal nos debates em torno da minuta do projeto.