Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Na manhã desta terça-feira (31), a médica especialista em Pneumologia, Lorena Peixoto, conversou com a equipe de reportagem do Site Miséria sobre a saúde respiratória nesse período de tempo seco. A profissional destaca que as questões ambientais, tanto de forma natural ou provocada, como queimadas, geram repercussão negativa ao corpo.
De acordo com Lorena, a maior probabilidade de sintomas respiratórios são com pessoas que possuem condições de rinite, sinusite, asma, enfisema pulmonar, entre outras doenças respiraórias.
Entre as dicas e cuidados, ela aponta beber muita água, hidratação das narinas, evitar portas e janelas abertas em casos de fumaça, bem como umidificação do ambiente.
Para umidificar, ela sugere colocar uma toalha molhada ou bacia com água no ambiente, caso a pessoa não tenha condições de comprar um unificador de ar.
Sobre o uso de ar-condicionado, ela pontua que o aparelho também pode causar danos, pois potencializa a redução da umidade do ambiente. Então, as dicas de umidificação também servem para usuários do equipamento. Além disso, é necessário uma limpeza constante.
Veja abaixo essas e outras dicas na entrevista completa:

