Compartilhar
publicidade
publicidade
Poeira das obras de saneamento pode causar “aumento” na conta de energia em Juazeiro do Norte; entenda
A poeira das obras pode reduzir a geração e elevar os custos na conta de luz de quem utiliza energia solar.
Rogério Brito
Foto: Reprodução

As obras de saneamento em andamento em Juazeiro do Norte podem estar causando um efeito colateral pouco percebido pelos moradores: o aumento na conta de energia elétrica entre quem possui sistemas de energia solar instalados.

De acordo com o especialista em Estruturas e Energia Solar Leandro Leite, que possui uma empresa de manutenção e monitoramento de sistemas solares em Juazeiro do Norte, a poeira levantada pelas intervenções se deposita sobre os painéis e reduz significativamente a eficiência da geração de energia.

“Enquanto as ruas são abertas, a poeira sobe e ela se deposita silenciosamente nos seus painéis solares. Sabe o que isso significa? Menos geração de energia e conta de luz mais cara”, alerta o profissional.

Moradores relatam que as intervenções têm provocado muita poeira nas ruas. Mesmo após a instalação das tubulações, muitas vias permanecem empoeiradas. Estudos citados por Leite indicam que até mesmo uma fina camada de poeira pode reduzir em até 30% a capacidade de geração dos painéis fotovoltaicos.

“Imagina isso acontecendo todos os dias, bem na porta de sua casa ou empresa. É como investir em energia solar e não aproveitar tudo o que ela pode gerar. Cuidar da limpeza dos painéis é essencial para uma máxima eficiência do seu sistema. Não é apenas estética, é economia real na sua conta de energia”, completa.

As obras de saneamento em Juazeiro do Norte são realizadas em parceria pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Ambiental Ceará. O projeto visa universalizar o acesso ao saneamento, com investimentos que incluem a implantação de mais de 100 km de redes de esgoto até o fim deste ano.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria