Subinspetor Michael, da GCM de São Paulo, um dos instrutores do curso. (Foto: Reprodução)
Policiais municipais participaram do curso Nivelamento Tático Operacional (NITOP) encerrado neste domingo (21) no auditório da Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte. Durante três dias, foi ministrado pelo Subinspetor Michael da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo, com grade de oito matérias distribuídas nas 36 horas/aula.
Outros instrutores eram do PATAMO (Patrulhamento Tático Móvel) da GCM de Embu das Artes (SP) especializados em operações de alto risco e a formação de patrulhamento tático. Foi a 14ª edição do curso que já passou por estados como Pernambuco, Paraná, Paraíba e, pela primeira vez, no Ceará quando Juazeiro foi escolhido atingindo um total de 600 alunos formados em todo o Brasil.
O curso em Juazeiro reuniu 32 alunos de 15 cidades e quatro estados do Nordeste, incluindo policiais penais e militares. Segundo o Subinspetor Michael a ideia é buscar o nivelamento de técnicas e táticas operacionais conforme o que já ocorre no Sudeste há algum tempo. Acrescentou que o curso não só aplica conhecimentos, mas os instrutores recebem também dos agentes de segurança de cada estado “para progredir sempre”.

