Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Por que é importante uma terceira dose de vacina contra a Covid-19?
Para falar sobre o assunto, o Site Miséria conversou com a médica pneumologista Kaline Cristh, que também falou sobre a imunização de crianças
Alan Clyverton
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Diversos estados brasileiros deram início às aplicações da terceira dose, de reforço, de vacinas contra a Covid-19 em idosos e profissionais da Saúde. A medida, que já vem sendo adotada em outros países do mundo, deve se estender para a população em geral apta à vacinação. Para falar sobre o assunto e sua importância, o Site Miséria conversou com a médica pneumologista Kaline Cristh, que também falou sobre a imunização de crianças.

Site Miséria: Por que é importante a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19?

Kaline Cristh: Em alguns países, onde a vacinação está mais avançada ou já tem toda população vacinada com duas doses, que é o caso de Israel, por exemplo, observou-se uma redução da imunidade após 6 meses da última dose, nos casos leves. Embora a imunidade duradoura para doença grave ainda tenha se mantido, os estudos apontam que uma terceira dose manteria essa imunidade mais constante.

SM: Você acha importante o estabelecimento de uma regularidade para o recebimento do imunizante? Qual seria o intervalo ideal?

KC: Sim, principalmente porque os vírus são muito mutantes e novas variantes surgem de maneira rápida. A periodicidade vai depender de mais estudos e da velocidade de circulação das variantes. Acredito que seguiremos o mesmo caminho da vacina contra o vírus influenza, anualmente, pelo menos nas populações mais vulneráveis, como trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e pessoas com comodidades.

SM: Você acha importante que crianças venham a ser vacinadas com imunizantes futuramente aprovados, mesmo com a baixa taxa de mortalidade pela doença nesta faixa?

KC: Sim, crianças também são suscetíveis a doença grave e até morte, embora isso ocorra em menor escala que nos adultos. Toda morte de criança denota uma falha gravíssima da sociedade em todas as suas nuances. As crianças devem ser imunizadas o mais breve possível.

A médica pneumologista Kaline Cristh (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade