Compartilhar
publicidade
publicidade
Potengi passa a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro
Potengi foi classificada como Município com Oferta Turística Complementar, contribuindo para o fortalecimento do turismo na região do Cariri.
Aysha Quezado
Potengi entrou na categoria de "Município Com Oferta Turística Complementar". Foto: William Guedes/Prefeitura de Potengi.

Com o reconhecimento do Ministério do Turismo (MTur), o município de Potengi passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A ação foi comemorada pela Prefeitura nesta quinta-feira (8), Dia Nacional do Turismo.

Potengi foi classificada como Município com Oferta Turística Complementar, categoria destinada a localidades que possuem atrativos e serviços que enriquecem a experiência dos visitantes, contribuindo para o fortalecimento do turismo na região do Cariri.

Entre os destaques turísticos da cidade, está o Museu Orgânico Mestre Antônio Luiz, espaço dedicado à tradição do reisado. Além disso, Potengi realiza feiras de artesanato popular, com o apoio de artesãos locais credenciados pela Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

Outro ponto forte que contribuiu para o reconhecimento no mapa é a tradicional Festa de São José, realizada no mês de março em homenagem ao padroeiro da cidade. As celebrações religiosas e culturais atraem visitantes e fortalecem o turismo local, consolidando Potengi como um dos 16 municípios caririenses oficialmente reconhecidos como destinos turísticos.

Mestre Antônio Luiz, do grupo de Reisado de Couro dos Caretas, em Potengi. Foto: Samuel Macedo.

O que é o Mapa do Turismo Brasileiro?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo (MTur) que identifica as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor. Ele orienta o planejamento e os investimentos em regiões com potencial turístico, além de mapear suas necessidades específicas.

Além de Potengi, outros 15 municípios do Cariri já foram reconhecidos oficialmente. São eles: Altaneira, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras, Santana do Cariri e Várzea Alegre.

Compartilhar
Comentar