Compartilhar
publicidade
publicidade
Praça da Igreja dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, enfrenta infestação de pombos
Um vídeo encaminhado ao Miséria nesta quarta-feira (6) mostra uma revoada no local.
Rogério Brito
Foto: Rogério Brito/ Portal Miséria

A proliferação de pombos na praça próxima ao Santuário de São Francisco das Chagas, no bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte, tem preocupado moradores e visitantes. Um vídeo registrado pelo Miséria nesta quarta-feira (6) mostra uma revoada no local.

De acordo com especialistas, os pombos podem transmitir doenças a seres humanos e animais domésticos. As fezes dessas aves causam enfermidades como a histoplasmose (micose), ornitose (infecção no sistema respiratório) e criptococose, que ataca o sistema nervoso e pode levar à morte.

Procurada pelo Miséria, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp) informou que será elaborado um cronograma de limpeza e manutenção da praça, com o objetivo de dificultar o abrigo e a permanência das aves no local.

No Brasil, matar pombos é ilegal e pode gerar penalidades como multas e até prisão. Por isso, a orientação da pasta é “evitar alimentar as aves e a manter os espaços limpos, sem restos de alimentos, para reduzir a atração desses animais”, diz a nota.

A Seamasp informou ainda que será agendada uma reunião com a equipe da Vigilância em Saúde para definir um plano de ação conjunto para o controle populacional dos pombos, de forma responsável e segura.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria