Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor encerra nesta quarta-feira (4)
O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral
Viviane Bastos
Foto: Reprodução

O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor encerra nesta quarta-feira (4). O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis.

A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Vale lembrar, que os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor clicando aqui.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Jovens entre 16 e 18 anos

O interesse em participar do processo eleitoral vem crescendo, especialmente, entre os jovens de 16 a 18 anos. Em março, eles registraram mais de 445,5 mil novos títulos, de acordo com o balanço apresentado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

A Chefe de Cartório, da 28° Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Patrícia Vieira, afirma que os jovens precisam de representação. “Nunca é cedo para participar do debate político e, quanto antes a gente participa, mais a nossa voz é ouvida”, declara.

Para a emissão do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

De acordo com as Estatísticas do Eleitorado, o Brasil possui mais de um milhão de eleitores de 16 e 17 anos. Entre 18 e 69 anos, foram computados mais de 134,3 milhões e, com mais de 70 anos, existem cerca de 12,8 milhões. O número total ultrapassa 148,3 milhões de pessoas.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade