Compartilhar
publicidade
publicidade
Precariedade e obras paradas marcam a Saúde Pública de Campos Sales; população reclama
Em abril de 2021, o Site Miséria já havia publicado matéria sobre o abandono da construção do Hospital Geral do município
Alan Clyverton
Precariedade e obras paradas marcam a Saúde Pública de Campos Sales
Obras de uma unidade hospitalar estão atrasadas e abandonadas (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

A equipe de reportagem do Site Miséria foi contatada por populares de Campos Sales acerca da situação da saúde pública do município. As reclamações passam por falta de medicamentos, estrutura do atual prédio alugado do hospital municipal e as obras de outra unidade hospitalar, que estão atrasadas e abandonadas.

Para apurar o caso, estivemos no município na manhã desta quinta-feira (10).

Em abril de 2021, o Site Miséria já havia publicado matéria sobre o abandono da construção do Hospital Geral do município. O local já estaria sendo alvo de saques, o que poderia atrasar ainda mais as obras. Nada mudou.

Desta vez, a equipe de reportagem do Site Miséria traz a situação das obras do hospital municipal, que eram para ter sido finalizadas no último mês de dezembro. O que não aconteceu. Enquanto isso, a unidade funciona em um prédio alugado.

Obra atrasada (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

Prédio alugado (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

Durante a gravação de nossa reportagem em vídeo, tentamos contato com a secretária de Saúde de Campos Sales, Regislane Maria Pereira Rocha Santos, mas não obtivemos sucesso.

Já pela tarde, durante a edição do material, conseguimos contatar Regislane. Ela prometeu nos responder até o fim desta manhã, mas não o fez.

Assista:

ATUALIZAÇÃO

A secretária de Saúde do município de Campos Sales, Regislane Santos, encaminhou nota à equipe de reportagem do Site Miséria no início da tarde sexta-feira (11).

Leia na íntegra:

“Ao Site Miséria

A Secretaria Municipal de Políticas para a Saúde vem a público pontuar e esclarecer ao Site Miséria as seguintes informações:
A) Estrutura do Hospital Municipal (locado): O prédio que hoje funciona o Hospital Municipal de Campos Sales não pertence ao Município, se tratando de um imóvel locado e com estrutura antiga. O prédio passou por algumas modificações em sua estrutura visando o regular funcionado de alguns setores, contudo, ainda existem reparos necessários a serem realizados. A Secretaria Municipal de Políticas para a Saúde já acionou os técnicos para realização dos reparos emergenciais, já em execução, bem como o setor de engenharia do Município para preparar projeto que contemple a parte estrutural, hidráulica e elétrica para implementar os reparos, notadamente nos setores que mais necessitarem.

B) Médicos, Servidores e medicamentos: O hospital Municipal conta com 01 (um) médico plantonista 24h por dia, enfermeiros e técnicos de enfermagem suficientes para atender a demanda de um modo geral, ressaltamos ainda que quando a demanda acentuasse, a Secretaria de Saúde disponibiliza mais um médico plantonista para plantões de 12h e ou 24h totalizando, em determinadas situações, 02 (dois) médicos atuando concomitantemente. Além desse atendimento a população de um modo geral, o hospital possui estrutura e quadro de profissionais aptos a realização de pequenas cirurgias e partos. A farmácia do Hospital possui todos os medicamos necessários e dentro dos padrões exigidos para o porte que caracteriza a competência de atendimento deste hospital.

C) Construção do novo prédio do Hospital: No que tange as futuras instalações do Hospital Municipal de Campos Sales, é de suma relevância destacar que existem etapas que estão em andamento e outras aguardando recurso para que seja dado continuidade. Existe a reforma da estrutura, que contempla determinados segmentos e a ampliação, que de igual forma, contempla outros segmentos. A etapa de ampliação da estrutura encontra-se em andamento, não havendo paralisação da obra neste sentido. A etapa de reforma, que contempla a parte administrativa do imóvel será iniciada, em decorrência de emenda parlamentar do Deputado Federal José Airton, em curto prazo de tempo, sendo que o projeto de engenharia será protocolado junto a Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará – SOP na semana que vem visando a analise do projeto e o respectivo procedimento licitatório para início da execução. E por último, existe a etapa da construção da caixa d´água.

São esses os esclarecimentos ao tempo em que a Secretaria Municipal de Políticas para a Saúde coloca-se a disposição para eventuais outros esclarecimentos.
Campos Sales – CE, 11 de março de 2022.

Regislane Pereira Rocha Santos
Secretária Municipal de Políticas para a Saúde”

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria