Foto: TV Miséria
Durante celebração da Romaria da Beata Benigna Cardoso, nesta terça-feira (24), a TV Miséria conversou com o Prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade, e também com o Deputado Estadual Fernando Santana, sobre a importância da romaria para região e também do andamento da obra do Memorial em homenagem à Beata.
Um ano após a beatificação de Benigna, Samuel destacou que o município se prepara durante todo o ano para receber romeiros e turista, e que o município é pura alegria. “É uma alegria muito grande e a gente se envaidece em ser prefeito de uma cidade que tem uma santa. Não é para qualquer um!”, completou o prefeito.
Uma parceria entre o Governo do Estado e o Município está realizando a construção de um santuário em Santana do Cariri, no distrito de Inhumas, em memória a jovem. As obras foram iniciadas em 2022. A nova área do santuário terá aproximadamente 48 mil metros quadrados (m²) e um investimento de mais de R$ 15 milhões investidos através do Tesouro do Estado.
Samuel cidade destacou que a obra do santuário era para ter sido entregue este ano, mas devido ajustes a serem feitos, não foi possível. “A obra já está 90% concluída. Infelizmente o nosso grande sonho era de ter inaugurado nessa romaria, mas só que tem alguns ajustes ainda para serem feitos, e eu tenho certeza que será uma grande festa, nessa inauguração”, afirmou o prefeito.
A previsão de entrega do complexo foi definida pela empresa para dezembro deste ano, no entanto, Fernando Santana estende o prazo, prevendo algum atraso. “A previsão é inaugurar em dezembro, eu tô colocando aí que seja aí no começo do ano, porque às vezes a empresa dá uma data, mas a gente tem que colocar um pouquinho mais para frente. Eu tenho certeza que em 2024 para o complexo, o Santuário de Benigna inaugurado, entregue a população de Benigna, a população do Cariri e do Nordeste como um todo”, destacou o deputado.
O complexo religioso será integrado com monumento em memória à jovem, templo para celebração de missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 500 metros conhecida como Caminhos do Martírio, além de estacionamento para motos, carros e ônibus, e jardins arborizados.
ASSISTA:

