Foto: Mylene Contival - Université de Poitiers
A convite da Universidade de Poitiers, na França, a professora Fanka Santos, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está no país ministrando aulas, em português, sobre literatura de cordel. Segundo a docente, a comunidade acadêmica local supervaloriza o folheto.
Em uma de suas apresentações, Fanka apresentou O Livro Delas: Catálogo de Mulheres Autoras no Cordel e na Cantoria Nordestina. O objetivo da obra é destacar a produção de cada autora e construir uma historiografia dessas mulheres, abrangendo trabalhos realizados entre os séculos 19 e 21. Segundo a professora, as obras femininas no cordel e na cantoria nordestina ainda precisam de mais visibilidade.
Na Universidade de Poitiers, há o Centre de Recherches Latino-Américaines (CRLA, ou “Centro de Pesquisas Latino-Americanas”). O CRLA dedica-se a “preservar, enriquecer, promover, explorar cientificamente e disseminar documentos relacionados à literatura latino-americana para a comunidade científica internacional”, conforme descreve a própria instituição.
No último dia 14 de fevereiro, a Universidade de Poitiers sediou o seminário Fond Raymond Cantel en Évolution: Conservação, Comunicabilidade e Pesquisas Recentes França-Brasil. O evento foi aberto pela professora Fanka Santos, da UFCA.

