Foto: Divulgação
O Programa Ceará Mais Cultural está com inscrições abertas, até 12 de setembro, para as oficinas de projetos culturais em Juazeiro do Norte. As formações são gratuitas, com certificação, e devem começar no fim do mês. O objetivo é fomentar a cultura da paz e a cidadania em comunidades vulneráveis da cidade.
A iniciativa é voltada para artistas, fazedores de cultura e agentes culturais. As oficinas buscam apoiar o desenvolvimento de ideias, ensinar técnicas de elaboração de projetos e apresentar novas fontes de financiamento no setor.
O programa é promovido pela Associação das Praças do Estado do Ceará (ASPRA-CE), com execução do Impact Hub Goiânia. Conta ainda com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos sobre mobilização cultural em áreas de vulnerabilidade, liderança no campo cultural, promoção de direitos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), técnicas de captação de recursos e organização de eventos culturais voltados ao acesso à cidadania.
Além das oficinas, o programa prevê o mapeamento e cadastro de agentes culturais. A programação será concluída com um hackathon cultural e um festival para apresentação dos projetos artísticos desenvolvidos, fortalecendo a economia criativa local.

