Foto: Samuel Macedo.
Nos dias 7 e 8 de agosto acontece no Centro Cultural do Cariri o seminário de lançamento do início das atividades do Programa Kariri Criativo. Intitulado “Raízes do amanhã”, o momento pretende reunir pessoas de todo o país em uma programação com mesas temáticas sobre educação criativa, sustentabilidade, territórios, fomento e governança. As inscrições são gratuitas e os interessados devem fazê-la por meio do site oficial.
No dia 7 de agosto, a programação contará com apresentações culturais, a mesa magna Encontro com a Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC), com a participação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC/MinC), e uma série de mesas temáticas. Entre os assuntos em debate estão: a democratização do acesso ao fomento e financiamento de mercados criativos; o papel da criatividade na transformação dos processos de ensino e aprendizagem; e as conexões entre mercados criativos e ciclos de sustentabilidade socioambiental e econômica.
Já no segundo dia de seminário, em 8 de agosto, acontecerão novas mesas temáticas, com debates sobre o desenvolvimento de territórios criativos e como proteger a criação sem limitar a colaboração. Ainda, haverá os laboratórios de criatividade e experimentação artística em diversos espaços do Cariri, nas linguagens da música, artes cênicas, gastronomia, audiovisual, design, moda e artesanato.
Para conferir a programação completa, clique aqui.

Centro Cultural do Cariri. Foto: Samuel Macedo
Sobre o Kariri Criativo
O programa foi lançado oficialmente em junho de 2024 pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Governo do Ceará. A iniciativa é um projeto piloto com o objetivo de construir, colocar em prática e acompanhar as políticas estaduais voltadas para a Economia Criativa.
Segundo a Secretaria da Cultura do Ceará, o programa Kariri Criativo está estruturado em dois eixos principais. O primeiro, “Educação para competências criativas”, inclui a criação do Observatório Cariri de Economia Criativa. Já o segundo, “Territórios da Cultura”, abrange o mapeamento do ecossistema criativo da região, a elaboração de uma carteira de projetos estratégicos e o lançamento de uma plataforma digital do programa.

