Compartilhar
publicidade
publicidade
Projeto de lei quer proibir corridas de jumentos em Juazeiro do Norte
No ano passado, um projeto com esse mesmo teor tramitou na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, mas acabou rejeitado pelos vereadores.
Rogério Brito
Foto: Breno Garcia/ Reprodução YouTube

Tramita na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte um projeto de lei (PL) que visa proibir a realização de corridas de jumentos no município. A matéria, de autoria Jacqueline Gouveia (MDB), deu entrada na casa legislativa nessa quinta-feira (15) e seguiu para análise das comissões técnicas.

“[A proposta] tem o intuito de frustrar […] práticas que exponham estes animais a situações de maus tratos e potencial risco a vida para mero entretenimento humano. É sabido que, em diversas ocasiões, os animais sofrem fraturas e consequentemente são sacrificados por não poderem ser mais utilizados”, justifica a autora.

Em caso descumprimento, o PL prevê ainda aplicação de multa de 100 a 1.500 UFIRCE (Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará) – o que corresponde de R$ 549 a R$ 8.235 –, além da proibição de licenciamento para atividades no município pelo prazo de até dois anos. Em caso de reincidência, a multa prevista será aplicada em dobro.

Jacqueline Gouveia já havia apresentado um projeto com esse mesmo teor no ano passado. A matéria foi colocada em votação em julho de 2022, mas acabou rejeitada por 8 votos a 3. Caso a nova proposta seja aprovada, a lei deverá impedir a realização de eventos como a corrida de jumentos do Sítio Amaro Coelho, realizada anualmente no mês de julho.

“A medida é mais uma iniciativa no sentido de promover a educação e a conscientização da comunidade quanto a necessidade de uma política de convivência e preservação do jumento. Entendo que a vedação dessa atividade é medida que atende aos princípios de proteção aos animais, e por isso conto com o apoio dos meus pares para aprovação da referida proposição”, reforça a vereadora.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria