
Foto: Pedro Hiarley.
A nova edição do Projeto de Silagem da Prefeitura de Várzea Alegre conta com a participação de 96 produtores rurais, com 95,6 hectares de áreas siladas distribuídas pelos distritos de Canindezinho, Naraniú, Calabaça, Riacho Verde e Ibicatu, além da Sede Rural. A ação tem como objetivo garantir reserva alimentar para o rebanho bovino durante os períodos de estiagem, comuns no segundo semestre do ano.
O projeto atende agropecuaristas, produtores de leite e carne bovina do município. “São mais de 90 produtores que terão seus silos. Estamos cumprindo nossa obrigação de fortalecer o produtor rural todos os dias”, disse o prefeito Flávio Salviano (MDB).

A silagem é um processo de conservação de forragens para atender as demandas alimentares de rebanhos animais. Foto: Pedro Hiarley.
De acordo com Estevão Cordeiro, técnico em agropecuária, a iniciativa também é uma forma de reduzir os custos dos produtores. “Vai beneficiar diretamente os agricultores e pecuaristas, reduzindo custos de produção, aumentando a margem de lucro e garantindo mais renda e sustento para suas famílias”.
Além da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, a Associação dos Produtores de Leite de Várzea Alegre, a Federação das Associações de Várzea Alegre, os sindicatos rurais, a Ematerce e outras organizações atuam em conjunto para a realização do projeto.
Confira a distribuição por localidade:
- Calabaça – 11 produtores – 5,5 ha
- Canindezinho – 35 produtores – 44,05 ha
- Ibicatu – 6 produtores – 2,8 ha
- Naraniú – 19 produtores – 15,8 ha
- Riacho Verde – 19 produtores – 5,5 ha
- Sede Rural – 23 produtores – 21,9 ha