Projeto surgiu como forma de tornar a rotina hospitalar mais leve. Foto: Naiara Carneiro.
Entre leitos, corredores frios e a espera que parece alongar os dias, um sopro de leveza percorre os leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC). Desde 2022, pacientes e acompanhantes têm encontrado refúgio em outras histórias, outros cenários e perspectivas que chegam sobre rodas: é a biblioteca itinerante ‘Leitura em Movimento’.
O projeto foi pensado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Humanização do HRC, com o objetivo de proporcionar bem-estar e tornar o ambiente hospitalar mais leve. Desde então, os livros doados se transformam em companhia: organizados em um carrinho, percorrem as unidades de internação e permanecem por alguns dias à disposição de quem circula pelo hospital.
“A biblioteca impacta de modo positivo no nosso usuário a partir do momento que incentiva a leitura, é um momento de entretenimento, possibilita o aumento de conhecimento e ameniza a imagem do hospital como local de dor, sofrimento e espera”, explica a ouvidora do HRC, Cícera Hermínia.

Projeto é desenvolvido desde 2022. Foto: Naiara Carneiro.
Um desses leitores foi Mateus Barreto, 27 anos, paciente internado após fratura de quadril em um acidente de moto. “Melhora bastante a questão da comunicação. É como se fosse um filme para mim. Depois que começa a ler, dependendo do livro, você vai se envolvendo e querendo saber mais e mais da história. Aí tanto ajuda a passar o tempo como você aprende também”, conta Mateus.
Inicialmente o acervo foi formado a partir de doações dos próprios trabalhadores do hospital. Porém, é aberto a doação. As obras podem ser entregues no balcão de registro da recepção principal do HRC.

