
Foto: Reprodução
De acordo com ranking da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, quatro Professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), estão entre os 2% dos pesquisadores mais relevantes do mundo. Os professores que integram a lista são a Professora Doutora Maria Flaviana Bezerra Morais Braga, e os Professores Doutores Henrique Douglas Melo da Costa, José Galberto Martins e Irwin Rose Alencar.
Esses professores integram o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química Biológica (PPQB) da URCA, onde são docentes permanentes. Além de contribuírem para a formação de novos pesquisadores, eles também lideram grupos de pesquisa e laboratórios na universidade, impulsionando o avanço do conhecimento científico e tecnológico.
Esse reconhecimento ganha ainda mais destaque quando considerado que foram analisados dados de mais de 9 milhões de cientistas de todo o mundo. Além do ranking da Universidade de Stanford, os professores também estão na lista dos 3% mais bem classificados no ranking AD Scientific. Essa lista identifica os pesquisadores com um impacto significativo em suas áreas de pesquisa, considerando dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. As publicações desses pesquisadores estão incluídas na Elsevier, uma das maiores editoras científicas do mundo.
A análise feita pela Universidade de Stanford utilizou informações extraídas da plataforma Scopus, uma das maiores bases de dados de literatura científica revisada por pares em todo o mundo.