Nesta sexta-feira (8), o Hospital Regional do Cariri (HRC), completa 11 anos de funcionamento prestando assistência de média e alta complexidade à população dos 45 municípios da região do Cariri. Durante esse tempo, já foram realizados mais de seis milhões de atendimentos.
Unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), já realizou mais de 340 mil atendimentos emergenciais, cerca de 43 mil internações, aproximadamente três milhões de exames de imagem e mais de 50 mil cirurgias.
Antes da implementação do HRC, a assistência a pacientes politraumatizados, muitas vezes, precisava ser encaminhada para a capital, Fortaleza.
A Unidade Hospitalar é referência no tratamento de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e trauma, no eixo adulto.
De acordo com o HRC, somente na Unidade de AVC Agudo, 71% dos pacientes foram reabilitados nos últimos dois anos, o que significa que essas pessoas ficaram independentes após os cuidados recebidos na unidade. O fator principal, é associado ao uso do trombolítico, medicamento indicado para pacientes de AVC com até quatro horas do início dos sintomas, e do acompanhamento pós-alta, realizado no ambulatório para aqueles que necessitam de reabilitação.
Ainda de acordo com a unidade hospitalar, na linha do trauma, a maior demanda parte dos acidentes de trânsito, cujas vítimas chegam pela emergência. Esses pacientes são atendidos em diversas áreas como Cirurgia Geral, Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Bucomaxilofacial.

