Foto: Guto Vital/ Miséria
As obras de reforma do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foram retomadas na última semana com a liberação de R$ 3,1 milhões por parte do Governo do Estado. O projeto mantém a arquitetura modernista original, inspirada no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Carolina Biró, todos os ambientes já existentes estão sendo preservados. “Hoje, com a retomada das obras, nós estamos preservando todos os ambientes que já existiam. O grande diferencial é que estamos adaptando às normas técnicas de acessibilidade”, disse em entrevista ao Miséria.
Inaugurado em 22 de julho de 1987, durante a gestão do ex-prefeito Manoel Salviano, o equipamento foi criado para abrigar relíquias e artefatos do Padre Cícero. O projeto de construção foi assinado por Sérgio de Souza, da SERGEN – Serviços Gerais de Engenharia, empresa do Rio de Janeiro, e levou dezoito meses para ser executado.
A secretária informou ainda que o auditório será modernizado, com nova iluminação, melhorias na acústica e acessibilidade. “Está sendo reformado com novas poltronas, nova iluminação, nova sonorização. A expectativa é muito boa, a expectativa de entregar e devolver logo esse prédio para a população”, completou.

